EVANGELISMO DE SURDO

ENCONTRO GANHAR // ENCONTRO GANHAR

(sexta, sábado e domingo)

AGUARDE NOVA DATA


(VOCÊ PODE ACOMPANHAR SEU AMIGO SURDO A ESTE ENCONTRO)

RJTV@IG.COM.BR

VALOR R$60,00

Prolibras 2007 - Gabarito

Pergunta1    (clique e assista o vídeo)
[1]A vaga de trabalho como professor, instrutor e intérprete, como funciona?
[2]Vou explicar, há três tipos:
O curso de instrutor leva mais ou menos seis meses a um ano, dependendo do lugar que oferece o curso. Nesse tipo de curso o aluno vai aprender a metodologia do ensino, principalmente para os ouvintes que têm vontade de aprender Libras e acompanhar a apostila de instrutor. O curso para professor de Libras dura quatro anos, aprende como ensina em dois caminhos: um para ouvintes e outro para surdos. O curso para intérprete proporciona o conhecimento através do contato com a Libras e aprende como traduzir em Libras ou pela fala.
Existem três tipos para escolher, depende do que mais lhe interessa.
[1]Gabarito:
a) O filho, o pai, a mãe e os amigos surdos podem trabalhar como intérprete.
b) O profissional precisa ter a formação para trabalhar na área do surdo como intérprete de Libras.
c) O professor surdo pode trabalhar como intérprete de Libras.
d) O intérprete de Libras pode ser aproveitado em dois momentos: ensinar e traduzir Libras.
 

Pergunta2    (clique e assista o vídeo)
[1]Como funciona o curso de instrutor de Libras, pode me explicar?
[2]O curso para instrutor/ professor de Libras pode durar de seis meses a um ano dependendo do local, vai receber uma apostila e um DVD para aprender a metodologia. O mais básico é planejar a aula e aprender como ensinar as estruturas.
Se for para professor de Libras, que é um curso aprofundado em quatros anos de estudos, vai aprender a configuração da mão, a expressão corporal, a posição e terá estágio para ensinar os surdos e os ouvintes. São duas opções, mas vocês
escolhem como preferem.
[1]Certo.
[1]Gabarito:
a) O professor e o instrutor têm o mesmo estudo em dois níveis de formação.
b) A formação de instrutor é na faculdade.
c) O curso Letras-Libras tem a formação para ensinar Libras.
d) Com a formação de professor, pode ensinar Libras na associação de surdos.
 

Pergunta3    (clique e assista o vídeo)
[1]O surdo não pode morar sozinho numa casa: como as visitas vão bater à porta da casa onde tem o surdo e o surdo não escuta? E o telefone tocando? Como o surdo pode fazer as compras e se comunicar com os outros?
[2]Não tem problema, tem surdos que conseguem morar sozinhos, mas com apoio das tecnologias para surdos: campainha luminosa, sonora-baby, TDD (telefone para surdos), internet, celulares que aumentaram os usos para os surdos. O importante é ter acesso à cultura surda, que pode abrir muitos espaços para os surdos viverem sozinhos. É importante eles conhecerem as tecnologias que fazem parte na cultura surda e que podem ajudar a vida dos surdos.
[1]É importante saber.
[1]Gabarito:
a) O contato de um surdo com um outro surdo vai ajudar o desenvolvimento da vida dos surdos.
b) Impossível que o surdo fique sozinho.
c) O surdo morando numa casa depende dos ouvintes por causa do telefone e das batidas da porta.
d) O surdo depende dos intérpretes por causa da comunicação e a escola depende dos intérpretes.
 

Pergunta4    (clique e assista o vídeo)
[1]Quando me formei numa escola para surdos, mudei para São Paulo, pergunto se lá tem associação de surdos ou não.
[2]Não se preocupa, em cada estado no Brasil tem uma associação de surdos, ou nas ruas em alguns bares, você pode encontrar com os surdos. Você vai mudar para São Paulo, lá é uma cidade grande que tem muitos surdos, se quiser pode navegar na internet e chamar os amigos surdos paulistas, para ver como eles costumam se encontrar com os outros surdos. Tente no site da FENEIS ou da associação que pode ajudar, não se preocupe que não vai ficar perdido lá.
[1]Ufa, que bom!
[1]Gabarito:
a) A associação de surdos parece como uma escola para surdos que tem a continuação de estudos.
b) A associação de surdos é importante para ter trocas e contatos.
c) Na associação de surdos só pode entrar os surdos, não é permitida a entrada dos ouvintes.
d) A associação de surdos tem estudos de religião.
 

Pergunta5    (clique e assista o vídeo)
[1]Tenho um amigo que teve um filho surdo, mas ele me perguntou como educar uma criança surda! Você pode me ajudar? Porque eu não sei!
[2]Bom, como é um bebê surdo. Você precisa aconselhar, acalmar a família e explicar que é importante ter contato com a escola bilíngüe. Ter contatos com os professores surdos com fluência em Libras, para o bebê surdo poder começar a comunicação cedo em Libras e é preciso estimular a família a aprender Libras para que possa se comunicar com seu filho. Por favor, avise a família!
[1]Obrigado por me aconselhar.
[1]Gabarito:
a) O bebê surdo não pode ter contato com o professor surdo.
b) Na educação do surdo tem aula prática de: corte e costura, marcenaria ou jardinagem.
c) Para ensinar em inglês não se deve ensinar Libras, nunca!
d) Libras é importante para desenvolvimento da vida da criança surda.
 

Pergunta6    (clique e assista o vídeo)
[1]Eu sempre ensino Libras para ouvintes, eles me perguntam se Libras é universal ou não.
[2]Já aconteceu a mesma coisa comigo, com essa experiência é preciso estar preparada para responder as perguntas pelos alunos ouvintes que não conhecem Libras, pois ela tem a sua gramática, as regras,o sistema; não é gesto, mas eles pensam que é uma mímica. Por exemplo, o Brasil tem a comida típica: o arroz e o feijão, mas na cultura surda o sinal não é igual em todos os países. Então, para os surdos, os sinais de “feijão” e de “arroz” são diferentes nas Línguas de sinais.
[1]É verdade que precisa explicar.
[1]Gabarito:
a) Para os surdos, cada país tem a sua Língua, da mesma forma que para os ouvintes.
b) Libras é universal, porque tem a iconicidade que tem seu significado dos sinais combinando com as coisas e também a pantomima que tem seu significado associado com a mímica.
c) Os ouvintes aprendem com facilidade em Libras porque apresenta gestos.
d) Libras não é uma língua e é somente um gesto.
 

Pergunta7    (clique e assista o vídeo)
[2]A história da primeira escola para surdos no Brasil, cujo objetivo era ensinar os profissionais a aprender Libras. Localizada no Rio de janeiro, desde 1857. Qual é a escola?
[1]Gabarito:
a) Sinal de “DC” (D-E-R-D-I-C).
b) Sinal de “CONCÓRDIA” (C-O-N-C-O-R-D-I-A).
c) Sinal de “INES” (I-N-E-S).
d) Sinal de “INJES” (I-N-J-E-S).
 

Pergunta8    (clique e assista o vídeo)
[2]FENEIS: qual é a resposta correta?
[1]Gabarito:
a) Um grupo que se organiza, não aceita os ouvintes participarem!
b) Um grupo que organiza os surdos no Brasil e não tem convênio com o governo.
c) É uma escola para surdos.
d) É uma faculdade para formação de intérpretes em Libras.
 

Pergunta9    (clique e assista o vídeo)
[2]Ao observar as ordens a, b, c e d, escolha qual é a mesma configuração da mão.
[1]Gabarito:
a) Os sinais são: água – tarde – ontem.
b) Os sinais são: carro – moto – andar.
c) Os sinais são: alegre – ontem – moto.
d) Os sinais são: gordo – triste – bonito.
 

Pergunta10    (clique e assista o vídeo)
[2]No CL (classificador) do verbo cair. Um dos sinais combina com uma pessoa com uso do classificador.
[1]Gabarito:
a) O sinal é representado em classificador: com a mão aberta e caindo.
b) O sinal é representado em classificador: como uma árvore caindo.
c) O sinal é representado em classificador: como uma televisão caindo.
d) O sinal é representando em classificador: como uma pessoa andando e caindo.
 

Pergunta11    (clique e assista o vídeo)
[2]No CL (classificador) do verbo cortar. Um deles combina com uma tesoura com o uso do classificador.
[1]Gabarito:
a) O sinal é representado em classificador: com a mão e dedos fechados cortando. Com esse tipo de movimento:
b) O sinal é representado em classificador: com a mão e dedos fechados cortando. Com esse tipo de movimento:
c) O sinal é representado em classificador: com a mão de tesoura e cortando o cabelo.
d) O sinal é representado em classificador: cortando a grama.
 

Pergunta12    (clique e assista o vídeo)
[2]No CL (classificador) do verbo morder. Um deles combina com uma cobra com o uso de classificador.
[1]Gabarito:
a) O sinal é representado em classificador: mastigar.
b) O sinal é representado em classificador: morder / pegar.
c) O sinal é representado em classificador: boca do jacaré.
d) O sinal é representado em classificador: mordida da cobra.
 

Pergunta13    (clique e assista o vídeo)
[2]Considere o dicionário de Libras, cujo autor é Capovilla (o sinal é marcado ao lado da barba). O dicionário mostra os sinais compostos, darei um sinal, como exemplo: escola.
[1]Gabarito:
a) O sinal é representado: cruz + casa.
b) O sinal é representado: casa + estudar.
c) O sinal é representado: professor + estudar.
d) O sinal é representado: casa + cruz.
 

Pergunta14    (clique e assista o vídeo)
[2]Observe o sinalizante que irá apresentar o principal sinal de pedido.
[1]Gabarito:
a) O que gosta de comer?
b) Você quer comer agora?
c) Você avisa ela/ele por mim?
d) Ela/ele gosta de pintar!
 

Pergunta15    (clique e assista o vídeo)
[2]O sinal que representa “Surdez”, qual é o seu significado?
[1]Gabarito:
a) Surdo.
b) D.A.
c) Pessoa surda.
d) Não ouve.
 

Pergunta16    (clique e assista o vídeo)
[2]Você olhe para o sinalizante e confirme a resposta correta. Exemplo: Você já construiu a casa. Qual é a resposta certa?
[1]Gabarito:
a) Falta terminar a obra.
b) A obra continua.
c) Erro da obra.
d) Obra em andamento.
 

Pergunta17    (clique e assista o vídeo)
[2]Por exemplo, você percebe que existe a lei de Libras n° 10.436, que foi criada em 24 de abril de 2002 e o Decreto n°5.626, de 22 de dezembro de 2005. Veja qual é a resposta correta da lei.
[1]Gabarito:
a) Obriga que todos os currículos nas faculdades ofertem o ensino de Libras.
b) O curso de pedagogia bilíngüe serve para formar o intérprete de Libras.
c) Obriga que as licenciaturas ofertem o ensino de Libras e a fonoaudiologia também.
d) O curso de Letras-Libras serve para formar o professor bilíngüe para ensinar as crianças.
 

Pergunta18    (clique e assista o vídeo)
[2]A Lei de Libras e o Decreto nº 5.626 estão relacionados a diversos cursos de formação na área de educação dos surdos. Considere qual é a resposta correta.
[1]Gabarito:
a) Considere: curso de Pedagogia Bilíngüe – Curso de Letras-Libras – curso de tradução e interpretação em Libras e curso de L2.
b) Considere: curso de Pedagogia Especial – curso de Letras-Português – curso de intérprete.
c) Considere: curso de Fonoaudiologia – curso Clínico – curso de Letras.
d) Considere: curso de tecnologia de apoio – curso de Letras-Libras – Curso de Fonoaudiologia
Resposta correta: ANULADA


Pergunta19    (clique e assista o vídeo)
[2]Para a prática do intérprete de Libras na área de ensino superior. Qual é o documento que respalda a atuação? Veja qual é a resposta correta.
[1]Gabarito:
a) A resolução do MEC / ENE 027/2006.
b) A Lei 20.0999/00.
c) A Lei 10.436/07.
d) A Portaria 1679/99.
 

Pergunta20    (clique e assista o vídeo)
[2]Na sala de aula, os surdos estão sentados e o intérprete na frente deles traduzindo a aula. No intervalo, um surdo entra na sala para encontrar com o outro surdo e iniciar as conversas, ao lado deles tinha um ouvinte observando. E ele
estava curioso e resolve perguntar para o intérprete: eles são namorados ou você conhece a vida dos dois? O que o intérprete deve responder?
[1]Gabarito:
a) Responde a pergunta.
b) Avisa que deve perguntar aos surdos.
c) Conversa e explica a vida dos surdos.
d) Avisa que não sabe.

1 comentários:

Cristiano Daniel disse...

Muito bom este Blog. Consigo assistir aos vídeos e ler o que os interpretes dizem. Valeu.

Postar um comentário